Quem somos nós?

A minha foto
Albufeira, Algarve, Portugal
RATATUIS São todos os cá de casa mais os que se quiserem juntar a nós neste nosso / vosso Blog "Culinaristico" mas não só...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Doce de Gila (ou Chila) - Passo-a-Passo



Uns chamam-lhe gila outros chila, mas trata-se da mesma abóbora. Uma abóbora que, no nosso país,  é apenas utilizada em doçaria.  Segundo a Alcina do blog artes-viagens-sabores na sua zona a gila também se utiliza na confecção de salgados.
Em espanha chamam-lhe 'Cabello de Angel' (cabelo de anjo). Gosto dessa designação pois os seus fios dourados bem podiam ser cabelos de anjo... De qualquer forma o seu sabor é mesmo celestial.




Eis aqui o passo-a-passo desse doce tão especial quanto a maneira de prepará-lo:










1. Atiramos a abóbora ao chão para parti-la. Não se pode cortar com objectos metálicos... Será que se pode cortar com as modernas facas de cerâmica? De qualquer forma é bem mais divertido atirá-la ao chão ;) que o digam os meus ratitos...!  E não se pense que foi só uma vez... não senhor, aquela abóbora era rija!!!

2. Depois parte-se com as mãos em pedaços mais pequenos e retiram-se as pevides e a 'tripa' mais amarela e lava-se em várias àguas até deixar de fazer espuma.


3. Deixa-se a abóbora dentro de àgua, de um dia para o outro, com a casca virada para cima.
(Se conseguirem partir em pedaços mais pequenos tanto melhor, porque assim é mais fácil caberem todos no alguidar e depois na panela)

4. No dia seguinte põe-se uma panela (neste caso teve que ser em duas...) ao lume com um pouco de sal e deixa-se ferver. Adicionando-se em seguida os pedaços da abóbora. Deixa-se cozer até ficar macia e soltar-se facilmente da casca.



5. Depois de cozida, raspe muito bem de modo separar a casca.  Como se pode ver na foto, o resultado é este; uma abóbora bem grande (infelizmente não pesei quando crua) ficou reduzida a um alguidarzinho de cascas e outro de polpa.

6. Escorre-se a polpa durante uma meia hora para tirar o máximo possivel de liquido.

7. Depois de escorrida pesa-se a polpa da abóbora gila, o que nos vai dar o valor de açúcar para confeccionar o doce. Esta pesava 1,560 Kg. Logo o açúcar adicionado foi igual a esse valor.





8. Entretanto coloca-se uma grande panela ao lume com o açúcar, 250ml de àgua, 1 ou 2 casquinhas de limão e 1 ou 2 paus de canela. Deixa-se ferver até o açúcar diluir e fazer ponto de pérola.






9. Nessa altura adiciona-se a gila e deixa-se ferver até reduzir o liquido. O doce de gila está pronto quando ao raspar o fundo da panela, se formar como que uma estrada...


 E está pronto!!!

INGREDIENTES:

1 Abóbora Gila
O peso do açúcar é igual ao peso da polpa da abóbora depois de cozida e escorrida
250 ml de àgua
1 ou 2 cascas de limão
1 ou 2 paus de canela
Àgua quanto baste para lavar e lavar e lavar a abóbora depois de partida...

5 comentários:

  1. Adoro este doce que utilizo na doçaria,principalmente do Natal.Nunca o fiz,mas gostei muito da explicação. Ficou lindo.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Querida Lala,

    Adorei o teu passo a passo, este doce é a minha mãe quem o costuma fazer, confesso que nunca o fiz...

    Achei o máximo os ratinhos atirarem a abóbora ao chão, deve ter sido uma autêntica diversão !:-)

    Amiga, ficou com uma cor linda ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ontem uma amiga disse-me que me vai dar uma chila!
    Lá ou eu fazer este belo doce, o pior é que este ano já fiz bastantes variedades e cá em casa quase não os comem! Depois tenho que inventar sobremesas e afins onde os colocar!
    O teu passo a passo está ótimo, não restam duvidas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, gostei deste passo a passo, porque eu já fiz uma vez e jurei para nunca mais, porque não fiz assim, descolei a abobora á mão em cru e fiquei com as unhas descoladas da carne!!!!mas já agora fica a dica , por cá não se usa só em doces, na minha zona faz-se mais em salgados, uns pasteis que chamam de bacalhau de horta, juntando a abobora a ovos e farinha e fritando tipo pataniscas, nós por cá adoramos, está lá no meu blog se quiser espreitar :-) bjs

    ResponderEliminar
  5. comecei a fazer a minha estou a adorar a maneira como ensina é impossivel falhar os meus parabens grande trabalho

    ResponderEliminar