Quem somos nós?

A minha foto
Albufeira, Algarve, Portugal
RATATUIS São todos os cá de casa mais os que se quiserem juntar a nós neste nosso / vosso Blog "Culinaristico" mas não só...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Deixem passar! Deixem passar!...

Uff! Consegui! Estava a ver que não vinha a tempo de celebrar o Dia Mundial da MASSA!
... O quê? Foi ontem?  Upss  :o
Imagem tirada da Net. Não sei quem é esta menina. Só sei que ADORA MASSA!
A MASSA é um alimento feito à base de farinha de trigo, àgua e sal; daí a sua riqueza em hidratos de carbono. Pode ser consumida fresca ou seca. Tem o seu equivalente na China, sob a designação 'min' e nos paises àrabes, designada por 'couscous'.
Quando se fala em MASSA logo se pensa em Itália e durante muito tempo pensou-se ser oriunda desse país, dada a tradição que tem neste alimento. Porém; outros estudos apontam para a china como 'berço' da MASSA... Se quiserem aprofundar este tema; podem ir aqui.

A MASSA é essencialmente, um alimento versátil, com um sabor quase neutro que fica bem com muitos outros ingredientes, sejam doces ou salgados. Além disso é barata e de longa duração; o que faz dela, o alimento ideal no combate à crise.

Esparguete à Bolonhesa
 Podem ver a receita aqui


Como não podia deixar de ser; aqui fica a nossa homenagem a este alimento de que tanto se gosta cá por casa...

ESPIRAIS COM BACALHAU

  1. Cozem-se as espirais em àgua com sal q.b.  (se quiserem uma massa de cozedura mais rápida, optem por esparguete)
  2. Coze-se o bacalhau e reserva-se. 
  3. Faz-se um refogado com cebola e azeite, ao qual se junta um alhinho picado,  2 ou 3 tomates pelados, pimento aos cubinhos q.b. e um raminho de tomilho fresco (ou seco).
  4. Acrescenta-se o bacalhau em lascas  (sem pele nem espinhas) e deixa-se refogar mais alguns minutos.
  5. Prova-se e tempera-se com sal. Mas pouco, porque o bacalhau já tem sal e a massa também.
  6. Emprata-se, colocando a massa no prato de servir e por cima o bacalhau com o molho de tomate. Polvilha-se com  tomilho fresco ou seco.

8 comentários:

  1. Olá: gostei muito desta sugestão. Acreditas que nunca tinha feito bacalhau com massa?? Mas a tua seduziu-me.Fcou com ótimo aspeto.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. :) O bacalao e fantástico. Gustame moito, e se o cociñeiro e Portugues non hai mais que decir... pos todo o mundo sabe que ninguen o cociña mellor. Eu cos meus pais ía algún domingo comelo ahí.
    Por certo os rapaces unha ricura.

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz massa com bacalhau, mas a tua ficou com um aspecto!!! Sim senhora! Vou ter de experimentar!! Se tem bacalhau e massa tem tudo para ser muito bommmm :)
    Beijinho grande amiga !

    ResponderEliminar
  4. Olá Lalita... que bela homenagem ao dia mundial da massa !!!

    Adorei ver o ratinho a sugar o esparguete, como todos os meninos gostam de fazer... eh eh eh...

    Massa com bacalhau parece-me muito bem, o aspecto é muitissimo bom e as cores estão lindas e tentadoras...
    Fiquei com água na boca, a minha mãe fazia muito este prato delicioso ! :-)

    A foto da bébé é uma ternura, não conhecia, adorei !

    Beijinhos bem grandes !

    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    Postagem muito legal assim como todo o blog,parabéns.
    Quer fazer parte do Portal de Blogs Teia, só os melhores blogs são convidados e o seu se encaixa perfeitamente.
    Se desejar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderEliminar
  6. Que pena, não sabia que tinha o dia da massa! E' um dos meus pratos preferidos!
    A tua receita ficou muito especial!
    Te desejo um lindo fim de semana.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  7. Olá Vizinha!!
    Aqui está um dia que eu não fazia a mínima ideia que existisse... quer dizer, para mim ele existe há muito tempo, pois eu adoro massas e é sempre uma verdadeira celebração, quando as cozinho! :))
    O teu prato ficou com muito aspeto... massa e bacalhau, excelente combinação!!
    Beijocassssss

    ResponderEliminar
  8. Adoro massa e adorei as suas sugestões!!!

    passe pelo meu blog, tenho um miminho para si!!!

    ResponderEliminar