Quem somos nós?

A minha foto
Albufeira, Algarve, Portugal
RATATUIS São todos os cá de casa mais os que se quiserem juntar a nós neste nosso / vosso Blog "Culinaristico" mas não só...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Açorda (ou Sopas Fervidas)

  1. Fritam-se 2 alhinhos em azeite...
  2. Depois de fritos retiram-se do azeite e acrescenta-se àgua q.b...
  3. Leva-se ao lume novamente e quando ferver; acrescenta-se um paposseco e meio (carcaça) e deixa-se ferver mais um pouco, mexendo para desfazer o pão...
  4. Para terminar junta-se um ovo batido e mexe-se para o misturar e cozer e termina-se acrescentando umas folhinhas de hortelã .
Et voilá :



Ingredientes:  2 alhos em lascas
                                                1 colher de sopa de azeite
                        Água q.b.
                                     1 e 1/2 Paposseco
                   1 Ovo
                                           1 Raminho de Hortelã

Esta sopa é mais uma da minha mãe e das minhas preferidas de infância. Chamava-lhe "Açordinha" mas também é conhecida por "Sopas Fervidas". É típica do Alentejo e Algarve. Cá em casa faz as delícias de Dani Ratatui mas é detestada pelo Rúben Ratolas e pelo papá João Ratão. Eu continuo a ADORAR!...

9 comentários:

  1. Olá dona Ratatuis:)
    Que bela receitinha, eu como sou uma fã assumida de açordas estou já a babar!! E agora ficou a apetecer-me... :D
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Gosto muito de açorda e gostei da tua sugestão.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Amiguinha, olá !!!
    Adorei ver esta forma diferente de apresentar a receita, ficou muito "fixe", Boa ! Parece-me que temos o regresso da grande cozinheira de Albufeira !!!
    Adoro açorda é tão rápida de fazer que durante a semana dá um jeitão.
    Beijokinhas e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei amiga , mas ia gostar na certa!!!
    Tem "cara" de aconchego e colinho de mãe, só pode ser boa :)
    Aiii como isto anda ! ehehehhe
    ... Saudadinhas ... :))

    Beijinho bem doce !

    ResponderEliminar
  5. Adoro açordas. Tão praticas e deliciosas. Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Oiiiiiiiiiii minha linda!!!!

    Aqui em casa a unica que gosta de açorda sou eu... e ha um tempito que ja nao como... fiquei a babar, que maravilha!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Lalita :-)

    Eu adoro açorda ! Ponto !
    Todas e mais algumas ! O meu marido também !

    Gostei de ver como fazes, eu aprendi com a minha mamã a fazer e é parecido à tua, apenas não refogo o alho no azeite, coloco tudo ao mesmo tempo (azeite, alho e água) e deixo ferver um pouco, depois coloco o pão e depois é igual a ti... ah, coloco coentros em vez de hortelã. Hei-de experimentar com hortelã para ver como é ! :)

    Gostei imenso Lala, ficou com excelente aspecto e lembra-me quando a minha mãe a fazia, agora faço eu mas a esquisita da filhota não quer !! Modernices !! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Assim não conhecia... mas não digo que não! bjks

    ResponderEliminar
  9. Nunca coloquei a folhinha de hortelã... vai ja na proxima!!!

    ResponderEliminar