Quem somos nós?

A minha foto
Albufeira, Algarve, Portugal
RATATUIS São todos os cá de casa mais os que se quiserem juntar a nós neste nosso / vosso Blog "Culinaristico" mas não só...

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Cuscus da Tia Manuela

Hoje sugiro-vos o Cuscus da Tia Manuela Ratuela (é da familia tem que ter nome de rato).

INGREDIENTES:

1 Chávena (café) de àgua  para 1 chávena (de café) de cuscus (neste caso fizemos 6 chávenas)
Sal q.b.
100 g de bacon em cubinhos
1/2 curgete
1/2 pimento vermelho





  1. 1.Mede-se a àgua de acordo com a quantidade de Cuscus pretendido e leva-se ao lume c/ o sal. Mede-se a quantidade de Cuscus que se quer  e reserva-se numa taça. Quando a àgua estiver a ferver; deita-se  por cima do Cuscus e deixa-se repousar durante 5 minutos tapado. Findo este tempo; destapa-se e, com a ajuda de 2 garfos faz-se movimentos de modo a soltar o cuscus.  

2.   Faz-se um refogado num pouco de azeite com cebola. Juntam-se o pimento vermelho, a courgete, e o bacon cortados em pequenos pedaços e deixa-se frigir um pouco. Acrescenta-se sal q.b. e um pouco de caril a gosto...

3.   Misturam-se os legumes com o cuscus 

E serve-se como acompanhamento de carnes. É rápido de fazer e diferente para quem gosta de variar...
O caril faz toda a diferença! Ele é a alma deste acompanhamento e sem ele parece que falta ali qualquer coisa... EXPERIMENTEM !

9 comentários:

  1. Nham, que delicia... nossa aqui em casa só eu gosto de coucous, ainda hei de fazer para mim, tenho ali uma embalagem deles á espera de vez para a gastar ehehehe!! Prazer em conhecer a "tia Manuela Ratuela"

    Beijocas minha querida e vê se arranjas um tempo para vir ao norte!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Nunca fiz cuscus mas ando tentada a fazer e gostei muito desta receita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Un cuscús moi rico. Na nosa casa tamen o comemos amenudo o estilo marroquí con garbanzos, carne e verduras... faino meu mozo que e o experto neste tema :) el e de Melilla.
    Bicos os ratiños!

    ResponderEliminar
  4. Vizinha,
    Eu faço muitas vezes couscous... Adoro!!
    Experimenta colocar umas folhinhas de hortelã... fica com um paladar bastante agradável!!
    Bjoca

    ResponderEliminar
  5. Parece-me muito bem, comprei há pouco tempo e ainda não experimentei.

    BjKas.

    Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá amiguinha !!!!
    Nunca fiz e agora fiquei com vontade de experimentar.
    A tua tia tem um ar muito simpático ! Dá-lhe um beijinho da Moranguetes.

    ResponderEliminar
  7. Lala,

    Esses couscous ficaram com tão bom aspecto, a Tia Manuela está de parabéns e é muito bonita !

    Por acaso não é um acompanhamento que faça, mas vou ter de adicionar esta belíssima sugestão à minha listinha !

    Obrigada Lala !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de cuscus e para levar para o trabalho é fantástico! Além da sua versatibilidade +é um alimento que rende muito.

    Bjcs

    ResponderEliminar